terça-feira, 14 de abril de 2020

USO DA TERCEIRA PESSOA AULA 6B e C 17 DE ABRIL


USO DA TERCEIRA PESSOA


Veja esta aula no Youtube:



Na produção textual, em tese, podemos usar duas pessoas no texto, a primeira e a terceira, isto é, o eu e o ele, mas existem escritores que também escreveram com nós e com tu, ou seja, com a primeira do plural e a segunda do singular, mas isso não é muito comum.

Aqui vamos defender uma ideia na primeira e na terceira pessoas. É importante dizer que a maioria das escolas não aceita que um texto seja escrito na primeira pessoa. Em geral desejam que se escreva na terceira, que dá um caráter mais impessoal ou imparcial, mesmo que isso não exista. Vamos aos exemplos:

TERCEIRA PESSOA

Hoje em dia os alunos estão se dedicando cada vez menos ao ensino. Um professor de 20 anos de magistério já teve a experiência de dar aula para alunos totalmente desinteressados, sendo que alguns deles ficam o tempo todo ou conversando, ou parados sem fazer absolutamente nada. No final do ano, terminam reprovados.

PRIMEIRA PESSOA

Acho que, hoje em dia, os alunos estão se dedicando cada vez menos ao ensino nas minhas aulas. Eu sou professor há 20 anos e já tive muitas experiências de dar aula para alunos totalmente desinteressados, sendo que alguns deles ficam o tempo todo ou conversando, ou parados sem fazer absolutamente nada. No final do ano, me vejo obrigado a reprová-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário