quarta-feira, 29 de abril de 2020

CONFIABILIDADE DE MATÉRIA AULA 6C 30 DE ABRIL


AULA DE PORTUGUÊS DO DIA 30 DE ABRIL

APENAS COPIE NO CADERNO

analisando a confiabilidade
de matéria jornalística

AULA DE PORTUGUÊS DO DIA 30 DE ABRIL

APENAS COPIE NO CADERNO

6C

A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) pede que o professor ensine aos alunos como perceber a confiabilidade de uma matéria de jornal. Isso pode ser feito levando em consideração um detalhe: a imparcialidade da matéria. Mas como ela poderia ser imparcial? Para tanto, não pode conter adjetivos. Vou dar um exemplo de uma fala de um professor meu:

EXEMPLO PARCIAL

“Certa vez Santo Agostinho desenvolveu a milagrosa e importante lei do Livre Arbítrio, que prova a bondade suprema do nosso querido e todo poderoso Deus.”

Por que esse exemplo é parcial, porque dentro das explicações está a crença do professor. Com essa fala, percebemos claramente que o educador é muito religioso.

AULA DE PORTUGUÊS DO DIA 30 DE ABRIL

EXEMPLO IMPARCIAL

“Certa vez Agostinho de Hipona desenvolveu a Lei do Livre Arbítrio com a qual tenta provar que a maldade do mundo não tem a ver com Deus, que somos nós que a cometemos.”

Aqui o autor da fala tira todos os adjetivos e procura se manter imparcial. Se lermos uma matéria de jornal em que o jornalista a transmite com adjetivos a favor ou contra, ele está sempre parcial, e o jornal não é confiável. Mas, se o jornalista escrever sem os adjetivos, é porque ele deseja convencer o leitor pelos argumentos, não pelos adjetivos.

AULA DE PORTUGUÊS DO DIA 30 DE ABRIL    

Nenhum comentário:

Postar um comentário