terça-feira, 28 de abril de 2020

MANIFESTAR CONCORDÂNCIA OU DISC - AULA 7B 29 DE ABRIL



7b

A BNCC quer que o professor trabalhe com os alunos formas de concordância e discordância de algum ponto, mas isso deve ser feito

com argumentação, não apenas com um concordo ou discordo. Talvez até se possa dizer concordo ou discordo, mas, depois, “o porquê” deve
aparecer. Então vamos trazer dois exemplos em que o professor vai dar uma questão e concordar e discordar dela, com argumentos.

EXEMPLO 1

Dizem que as mulheres não sabem dirigir:
- Eu concordo, porque, por exemplo, minha sogra chegou até a fazer carteira, mas terminou desistindo de dirigir, porque sempre achou
muito perigoso.
- Eu discordo. Pode ser que algumas mulheres não saibam dirigir na mesma proporção que alguns homens também não sabem. Não é correto
generalizar. Sempre haverá pessoas que sabem e pessoas que não sabem.

EXEMPLO 2

Dizem que os nordestinos não gostam de trabalhar.
- Eu concordo. Tive um amigo baiano que dizia: “- Aqui no meu estado, quando há uma festa, alguns funcionários de nossas lojas simplesmente
não aparecem para trabalhar. Ficam na farra”.
- Eu discordo. Uma vez o dono de uma indústria de calçados instalada no Ceará disse que os nordestinos se esforçam muito mais do que os
gaúchos numa indústria de calçados, porque lá o emprego é mais importante para eles do que no Rio Grande do Sul. Uma pessoa trabalhando no Nordeste em geral contribui para o sustento de uma família inteira.

ATIVIDADE: agora mostre concordância e discordância das duas questões propostas:
1)      Os jovens só deveriam trabalhar depois de estarem formados numa faculdade.
2)      Um homem nunca deveria ajudar em casa com os afazeres domésticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário