quarta-feira, 8 de abril de 2020

ANALISAR INTERTEXTUALIDADE AULA 8B 14 DE ABRIL

ANALISAR INTERTEXTUALIDADE

8B

Para um adolescente ou pré-adolescente, analisar a intertextualidade de um texto é algo bastante difícil, porque o menino ou menina precisaria ter cultura e conhecimento, mas, aos 12, 13, 14 anos, isso não é possível. Outro problema é o autor do texto. Como o professor tem 50 anos e muita experiência em algumas áreas que talvez os alunos não tenham, por essa razão ficará mais difícil de compreender. Mas farei um texto repleto de intertextualidades e as explicarei na sequência.

Texto de exemplo

O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO daquele rapaz era percorrer os LABIRINTOS da literatura. Queria ser um BRUXO DO COSME VELHO, mas, como não vivia no ARPUADOR, poderia ser Bruxo patrulhense mesmo. Gostaria de um escrever uma espécie de GRANDES SERTÕES: VEREDAS, porém não sabia se teria condições. Gostaria de escrever também um CANTO GERAL, no entanto é provável que estivesse além das suas condições. Então, uma vez leu um CARPEAUX e se apaixonou instantaneamente, queria ser esse tipo de escritor. E estamos aqui, o MOÇO LOIRO já tem 30 anos de carreira.

Atividade
a)       Descubram, pesquisando na internet, a que o professor se refere neste pequeno texto? A seguir, vão algumas dicas.

Todas as palavras em maiúscula são referências literárias. Um é tema de um grande autor argentino. Quatro são nomes de livros. Um é um local de um grande estado do país. Um é sobrenome de um importante crítico literário. E outro é o apelido do maior escritor da história deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário