quarta-feira, 8 de abril de 2020

DISTINGUIR, EM SEGMENTOS DE TEXTOS AULA 6B 15 DE ABRIL


Distinguir, em segmentos descontínuos de textos

https://www.youtube.com/watch?v=yyUcO_UTTJo

Aqui está um link para assistir à explicação do professor.
6c

Esta aula tem por objetivo proporcionar elementos para que o estudante consiga diferenciar segmentos descontínuos de um texto.
Vejamos uma narração, deverá ter começo, meio e fim. Vamos contar uma pequena história. Primeiro, falamos sobre como expor a ideia da histórias às pessoas, aos possíveis leitores.

Introdução da história

O avô de Joaquim ficou sabendo que a Prefeitura de Santo Antônio iria vacinar os idosos na quarta pela manhã, na praça da Boa Viagem. Então Joaquim pediu ao pai para levar o avô de carro. Eles ficariam dentro do veículo, e alguém da Prefeitura vacinaria o idoso pela janela.

Teoria

Pois é, a apresentação do que vai acontecer na história é a sua introdução. O contista Sérgio Faraco sempre esclarecia do que se tratava a história já na primeira linha.
O desenvolvimento às vezes pode ser apenas a continuidade dos fatos narrados e pode ter diálogos. Veja a continuação da nossa história:

Desenvolvimento da história

- Meu amigo, não te preocupes: eu vou de ônibus tomar a vacina.
- Que isso! Estamos aqui para ajudar. Eu troco de roupas, lavo o rosto, escovo os dentes e vamos. Não gostaria de tomar um cafezinho?
- Melhor não. Quanto mais rápido nos formos, melhor.
- Certo, preciso só de uns dois minutos.

Teoria

Sobre a conclusão, podemos seguir dois raciocínios. Ou fazemos o fechamento normal das ideias, como vai ser o nosso caso nessa situação, ou apresentamos algo complementamente diferente.

Conclusão da história

O idoso fez a vacina e se sentiu mais tranquilo com relação ao coronavírus, pois pensava que os vacinados estariam mais seguros.

Um comentário: