segunda-feira, 13 de abril de 2020

PRECISÃO DOS VERBOS AULA 7B 14 DE ABRIL

PRECISÃO DOS VERBOS

Veja esta aula no Youtube também:



7B

Uma das matérias interessantes da Língua Portuguesa, e que ajuda a melhorar a redação dos estudantes, é o uso preciso dos verbos. Há várias situações em que verbos sinônimos devem ser empregados de maneira correta, a fim de proporcionar o sentido adequado ao estudante.

Percebam a diferença entre “ver e olhar”.

“Ver” é um dos cinco sentidos da pessoa, mas podemos estar vendo, mas não percebendo o que realmente está acontecendo. Portanto, podemos estar vendo, mas não olhando. “Olhar” é quando a gente entende o que está acontecendo.  

A diferença entre “ouvir” e “escutar” é parecida. “Ouvir” também é um dos cinco sentidos do ser humano. Nós podemos ouvir algo, mas não distinguir exatamente o que está acontecendo, portanto não estaríamos escutando. “Escutar” é quando entendemos.

A diferença entre “ocorrer” e “acontecer” é a seguinte: “ocorrer” se usa quando algo está marcado, com data e horário. Nossas aulas são nas terças e quartas às 13h20min. “Acontecer” é quando não foi previsto. Por exemplo, a pandemia do coronavírus nos tirou de sala de aula presencial. Portanto, “aconteceu” um problema.

A diferença entre “falar” e “dizer” é a seguinte: “falar” é o ato em si de ter condições de pronunciar palavras. “Dizer” é quando veiculamos informação por meio das palavras.

A diferença entre “achar” e “encontrar” é a seguinte: quem acha acha alguma coisa que se está procurando. Quem encontra encontra algo de repente, que não esperava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário