segunda-feira, 13 de abril de 2020

7 ERROS DE LÍNGUA PORTUGUESA AULA 7B 15 DE ABRIL

7 ERROS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Veja esta aula também no Youtube:



7B

Erros de uso da Língua Portuguesa sempre existirão, mas cabe ao professor tentar corrigi-los. Então, os erros que mais venho escutando e lendo são os seguintes:

1)       Uma e pouca, duas e pouca, três e pouca, se referindo às horas. Em Santo Antônio da Patrulha, é comum eu ouvir isso, e de gente com nível superior. Mas o correto é uma e pouco, duas e pouco, três e pouco, porque “pouco”, nesses casos, é um advérbio, e advérbios não se flexionam.
2)       “Quando ela vir, nós vamos à sorveteria”. O futuro do subjuntivo exige, nesse caso, que seja dito “quando ela vier”.
3)       “Se cansou-se, se terminou-se, se levantou-se”. No interior de Santo Antônio da Patrulha, principalmente com pessoas analfabetas, se ouve o uso de verbos com dois pronomes, mas isso não existe na Língua Portuguesa. O correto é “se cansou, se terminou, se levantou”, usando a próclise, ou a ênclise, no caso dos lusitanos, “cansou-se, terminou-se, levantou-se”.
4)       “Haverão aulas ead”. Estranho que, na faculdade de Filosofia de uma universidade federal, todos os professores, mesmo com mestrado e doutorado, usam o verbo haver conjugado no sentido de existir, mas, nesse caso, ele é impessoal e fica sempre na terceira pessoa do singular. Ou seja, haverá aulas ead, não haverão.
5)       Na maioria dos textos que li sobre coronavírus, a palavra paralisação vem escrita com “z”. Como sou professor de línguas, tenho de corrigir uma centena de redações por semana, mas não foi de aluno que vi esse erro, graças a Deus.
6)        Num curso que os professores do Estado estão tendo de fazer na internet (como eu gosto de estudar, para mim está tudo bem), vi inúmeras frases com vírgula entre sujeito e verbo, mas isso não é permitido pela gramática: “Joaquim e Maria, foram à praia.” Não existe essa vírgula.
O verbo iniciar apresenta duas formas de escrever: se o sujeito é uma pessoa, ela inicia um projeto, mas, se o sujeito é um projeto, ele se inicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário