terça-feira, 26 de maio de 2020

INTERPRETAÇÃO - AULA DE PORTUGUÊS DE 26 DE MAIO 8b e 7B



COPIEM NO CADERNO E RESPONDAM ÀS QUESTÕES
MANDE FOTO DA ATIVIDADE ATÉ AS 17H20MIN DE HOJE.

COMPARAÇÃO ENTRE ESTUDANTES JOVENS EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Os estudantes de ensino fundamental e médio sempre foram diferentes, mas nesta época de pandemia, com escolas fechadas, e os professores se reinventando para oferecer o que alguns não conhecem, isto é, aulas e atividades virtuais – parece que essa disparidade ficou ainda mais evidente.
Embora sempre existam alunos de ensino fundamental que não fazem nada, não copiam as atividades propostas do quadro (professores de escolas públicas não têm como postar as matérias no Moodle e apenas baixá-las da internet em Power Point e transmiti-las num projetor, situação em que nenhum aluno precisaria copiar, e o docente só explicaria os temas), há outros – a maioria – que fazem tudo, prestam atenção no educador, se comportam e parecem satisfeitos com que o professor faz.
Os adolescentes do ensino médio apresentam um comportamento muito aquém do que é preciso. São raros os que copiam as matérias, prestam atenção e fazem as atividades, mesmo que sempre existam os excelentes estudantes. Outro aspecto é que reclamam de tudo. É como dizia a música “Rebelde sem causa” do Ultraje a Rigor, banda dos anos de 1980. Os jovens nem sabem do que estão reclamando, mas se queixam da mesma forma, o que dificulta enormemente o trabalho do professor, ainda mais se é numa escola privada, e esses jovens são tratados não como alunos, mas como clientes.
Numa época de pandemia, mais uma vez, os bons alunos se destacam, fazem o que é proposto, tiram fotos e devolvem ao professor pelo Whats ou participam das aulas no Google Classroom. Estes são os que, no futuro, estarão mais bem preparados para ocupar posições de destaque nas empresas e na vida. Os que se esforçam são os que vencem. Estamos num mundo competitivo que não tem lugar para os acham que não precisam se dedicar e tentar ultrapassar os obstáculos da sociedade.
Alguns jovens que hoje não querem se esforçar um dia se darão conta de que perderam tempo e será que conseguirão recuperar esses anos que não estudaram? (EJ)

PERGUNTAS
A – Qual o assunto principal do texto?
B – Qual o comportamento da maioria dos alunos de ensino fundamental segundo o texto?
C – Qual o comportamento da maioria dos alunos de ensino médio segundo o texto?
D – Quem seriam os rebeldes sem causa, segundo o texto?
E – Quem vai se dar bem na vida, segundo o texto?      

COMO ALGUNS ALUNOS DIZEM QUE É MAIS FÁCIL PEGAR A MATÉRIA NO BLOG, AQUI VAI O ENDEREÇO DO BLOG: https://evjj1969.blogspot.com/

Um comentário: