segunda-feira, 4 de maio de 2020

ESCOLHAS LEXICAIS AULA 7B 05 DE MAIO


AULA DE PORTUGUÊS DE 05 DE MAIO

7b

Há vários níveis de linguagem: a linguagem culta, a linguagem popular, a linguagem erudita, a linguagem de jargão profissional e linguagem de gírias. Cada uma delas é usada numa situação diferente. A linguagem culta é a que traz a Língua Portuguesa falada com perfeição, sem nenhum deslize gramatical, mas dificilmente uma pessoa fala dessa forma. Somente alguns professores de Língua Portuguesa agem assim, mas isso é raro. A linguagem popular é a que se usa com vários erros graves de gramática, geralmente é empregada por pessoas que não tiveram um bom nível educacional, às vezes são até analfabetos. A linguagem erudita é utilizada por pessoas esnobes, que gostam de usar palavras difíceis para se exibir. Em geral, os outros não entendem. É o caso da maioria dos advogados e de professores de Filosofia. O jargão profissional é quando uma pessoa trabalha numa profissão e usa palavras que apenas ele e seus colegas de profissão conhecem. As gírias fazem parte de grupos de pessoas: em geral, surfistas, skatistas, “marombeiros”, jovens que gostam de som alto, amantes de competições de laço e outros usam palavras específicas do seus grupos de amigos.

Atividade: a seguir, classifique as falas conforme o que vimos: linguagem culta, a linguagem popular, a linguagem erudita, a linguagem de jargão profissional e linguagem de gírias.
a)       Bá, meu, que troço maluco ficar na baia dois meses. To pirando.
 (                                     )
b)       O jornalista fez o lead, organizou a pirâmide invertida, respondeu às seis perguntas básicas: que, quem, onde, quando, como e por quê e fez a manchete.
(                                      )
c)        Prezado, temos a informação de que as aulas só retornarão no início de junho. Que achas disso? (                                  )
d)       A muié i o home não se dão mesmo. Nois fumo ver eles, comer umas mortandelas, e eles tavo pregando umas taubas. Não nus deram a mímima. (                            )
e)       A moça estava procedendo à leitura do escriturário, sem embargo optou por deixar o procedimento em aberto, uma vez que se ouvidou dos procedimentos. (                            )

Nenhum comentário:

Postar um comentário