sexta-feira, 22 de maio de 2020

ENTREVISTA COM ESPECIALISTA - AULA DO 6B E C DE 22 DE MAIO


COPIE NO CADERNO
MANDE FOTO DA ATIVIDADE ATÉ AS 17H20MIN DE HOJE.

Às vezes, em geral por motivo de escola, o aluno precisa de conhecimentos de que não dispõe. Assim, é uma boa ideia entrevistar um especialista no assunto. Em tempos de pandemia, não se pode fazer, porque as pessoas estão isoladas nas suas residências. Até daria para realizar as entrevistas por internet, mas apenas observamos aqui como se coloca em prática uma atividade dessas. Suponhamos que o professor pede para o aluno entrevistar um especialista que explique como se fica fluente numa língua estrangeira. Então o estudante, que não entende do assunto, vai conversar com alguém que um amigo ou mesmo o professor indicou. De novo se chamará Joaquim Maria, porque o professor já disse que todos os seus personagens são Joaquim Maria (em homenagem ao maior escritor da história do Brasil, Joaquim Maria Machado de Assis). A conversa se inicia dessa forma:

PERGUNTA: - Nosso professor nos pediu para conversar com uma pessoa que fosse fluente numa língua estrangeira. O senhor é?
RESPOSTA: - Sim, em três, mais o português.

PERGUNTA: - Quais?
RESPOSTA: - Inglês, espanhol e italiano. Mas também estou estudando francês, polonês e Libras.

PERGUNTA: - É difícil ficar fluente numa língua estrangeira?
RESPOSTA: - Muito. A pessoa deve ficar a vida inteira se dedicando, estudando todos os dias, sem intervalo. Se parar de estudar, perde o idioma. Só para tu teres uma ideia, eu estudo espanhol desde 1989, inglês desde 1991 e italiano desde 1995 e só por isso sou fluente nos três, porque são muitos anos de dedicação.

PERGUNTA: - Para que serve aprender uma língua estrangeira?
RESPOSTA: - Para muita coisa, para viajar, para assistir a filmes sem legenda e sem tradução, para conversar com um estrangeiro que venha a Santo Antônio, para ler livros da internet nesses idiomas.

PERGUNTA: - Mas nenhum estrangeiro vem a Santo Antônio.
RESPOSTA: - Isso não é verdade. Eu já conversei com duas canadenses aqui, um inglês e uma alemã que falava inglês.

PERGUNTA: - Mas para quem vai trabalhar numa fábrica de calçados para que serviria aprender inglês?
RESPOSTA: - Anos atrás eu conheci uma moça da Piccadilly que aprendeu inglês e recebeu a função da empresa de visitar vários países da Europa e os Estados Unidos para ser uma vendedora, só que naqueles países. E tudo era pago pela empresa, avião, hotel, comida.

COMO ALGUNS ALUNOS DIZEM QUE É MAIS FÁCIL PEGAR A MATÉRIA NO BLOG, AQUI VAI O ENDEREÇO DO BLOG: https://evjj1969.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário