quinta-feira, 26 de março de 2020

MODO SUBJUNTIVO 8B AULA DE 26 DE MARÇO


PARA 8B

O MODO SUBJUNTIVO


A característica do modo subjuntivo é a incerteza se o acontecimento se realizou ou não.
Veja alguns exemplos:

- Se o Presidente não tivesse tirado o dinheiro das Universidades Federais para pesquisa, talvez já tivéssemos resolvido o problema do coronavírus.
- Que nós tenhamos condições de retornar às aulas no período mais breve possível.
- Quando voltarmos às aulas, os alunos vão amar o estudo, tão dedicados que eles são.


1ª CONJUGAÇÃO

Aqui vai o verbo cantar nas três conjugações do subjuntivo. Cantar faz parte da 1ª conjugação, porque termina em ar.

Presente
Pretérito Imperfeito
Futuro
Que eu cante
Se eu cantasse
Quando eu cantar
Que tu cantes
Se tu cantasses
Quando tu cantares
Que ele cante
Se ele cantasse
Quando ele cantar
Que nós cantemos
Se nós cantássemos
Quando nós cantarmos
Que vós canteis
Se vós cantásseis
Quando vós cantardes
Que eles cantem
Se eles cantassem
Quando eles cantarem

2ª CONJUGAÇÃO
O verbo perder faz parte da 2ª conjugação, porque terminar em er.

Presente
Pretérito Imperfeito
Futuro
Que eu perda
Se eu perdesse
Quando eu perder
Que tu perdas
Se tu perdesses
Quando tu perderes
Que ele perda
Se ele perdesse
Quando ele perder
Que nós perdemos
Se nós perdêssemos
Quando nós perdermos
Que vós perdeis
Se vós perdêsseis
Quando vós perderdes
Que eles percam
Se eles perdessem
Quando eles perderem

3ª CONJUGAÇÃO
O verbo partir faz parte da 3ª conjugação, porque terminar em ir.

Presente
Pretérito Imperfeito
Futuro
Que eu parta
Se eu partisse
Quando eu partir
Que tu partas
Se tu partisses
Quando tu partires
Que ele parta
Se ele partisse
Quando ele partir
Que nós parta mos
Se nós partíssemos
Quando nós partirmos
Que vós partis
Se vós partísseis
Quando vós partirdes
Que eles partam
Se eles partíssem
Quando eles partirem

Nenhum comentário:

Postar um comentário