quarta-feira, 18 de março de 2020

AMOR DESDE O NÍVEL UM 8o AULA DE 19 DE MARÇO

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

PARA 8o AULA DE 19 DE MARÇO

Como é interpretação de texto, e as perguntas serão bem simples, dá para usar o mesmo com as três turmas. Já fiz isso muitas vezes. Pois bem, venho acompanhando uma bonita e ingênua história de amor há anos entre um mocinho e uma mocinha. Hoje eles têm nove anos cada um e estudam na mesma escola. Já escrevi a história tão logo cheguei em casa hoje, porque estava com vontade de escrevê-la. 

UM AMOR INGÊNUO

Desde o primeiro dia que Joaquim chegou à escola, aos três aninhos de idade, Maria reparou nele. Mal sabiam falar direito, mas se sentavam um perto do outro, sempre com a iniciativa da moça, para conversarem. Batiam altos papos. Maria perguntava o que Joaquim trouxera de merenda, se ele gostava de desenhar, qual era seu desenho animado preferido na tevê, essas coisas. Isso tudo aconteceu no nível um. No ano seguinte, Maria se matriculou na mesma escolinha de futebol. Seu pai disse que meninas não jogam bola, mas ela não deu importância. Mesmo aos quatro anos de idade, já tinha personalidade robusta e se meteria em tudo que Joaquim estivesse. Se era futebol, se tornaria jogadora. Inclusive, com o passar dos anos, começou a jogar melhor que ele. Bem, no nível três, começou a pedir os lanches de Joaquim, embora fosse uma menina rica. Joaquim não era pobre, mas a família dela tinha mais condições financeiras. No nível quatro, aos seis anos, Maria já mandava e desmandava em Joaquim, e tudo foi piorando, isto é, o domínio dela sobre ele. Passaram a sentar juntos nos primeiros anos do ensino fundamental. Maria o defendia de quem falasse mal dele, o convidava para os seus aniversários, o evento social mais importante daquela gente pequena. Quando Joaquim começou a participar de competições de xadrez, Maria, que na verdade não sabia nada do jogo, se ofereceu, a fim de que Joaquim tivesse com quem treinar. Hoje estão nessa situação. O que o futuro reservará?

Perguntas

a) Do que essa história fala?
b) Quem manda nessa relação?
c) O que Maria fez para se aproximar de Joaquim?
d) Por que o autor definiu esse amor como ingênuo?
e) O que o pai de Maria disse que as meninas não fazem?
Façam no caderno. Quando voltarem as aulas, eu quero vê-los. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário