segunda-feira, 30 de março de 2020

ÉTICA NA ESCOLA 8B AULA DE 31 DE MARÇO

PARA 8B


ÉTICA NA ESCOLA

A ética filosófica é diferente do que se define como ética no senso comum, mas ficamos com a segunda, embora esteja equivocada. Ética não é a melhor maneira de agir, de pensar, de ser, mas faz de conta que seja. Na escola, então, como seria o comportamento ético adequado? Não deveríamos debochar de colegas, serventes, professores, coordenação ou direção. Isso é falta de caráter. Colar nas provas não é inteligente, porque, colando, a pessoa não aprende, até porque não estudou e precisou colar. Assim, quando necessitar do conhecimento para um Enem, um vestibular importante como o de uma Universidade Federal ou um concurso público, não terá esse conhecimento, porque não estudou e colou. Plagiar da internet é a mesma coisa que colar: a pessoa copia e, assim, não aprende a fazer. Não é inteligente. Reclamar que a professora passa muito conteúdo está na mesma onda. Se passar muito conteúdo é ruim, então, por lógica, passar menos é bom. Logo, quando menos se aprende e pratica, menos a pessoa vai saber. E a pessoa que souber menos, quando for para a competição da vida (porque viver como adulto, quando vocês forem um deles, é competição), perderão para os que tiverem mais conhecimento. A vida é competição. Vencerá quem souber mais, não menos. Em última instância, estudar é a segunda coisa mais importante que todos têm na vida, porque a primeira é a família, se a pessoa tiver sorte de ter uma família bacana. (EJ)

Perguntas:
1)     Qual é o assunto do texto?
2)     O autor do texto aponta quatro problemas éticos na escola. Quais são eles?
A –
B –
C –
D -
3)    Quais são as duas coisas mais importantes que uma pessoa tem na vida segundo o autor?


Nenhum comentário:

Postar um comentário