ÉTICA NA ESCOLA
A ética filosófica é diferente do que se define
como ética no senso comum, mas ficamos com a segunda, embora esteja equivocada.
Ética não é a melhor maneira de agir, de pensar, de ser, mas faz de conta que
seja. Na escola, então, como seria o comportamento ético adequado? Não
deveríamos debochar de colegas, serventes, professores, coordenação ou direção.
Isso é falta de caráter. Colar nas provas não é inteligente, porque, colando, a
pessoa não aprende, até porque não estudou e precisou colar. Assim, quando
necessitar do conhecimento para um Enem, um vestibular importante como o de uma
Universidade Federal ou um concurso público, não terá esse conhecimento, porque
não estudou e colou. Plagiar da internet é a mesma coisa que colar: a pessoa
copia e, assim, não aprende a fazer. Não é inteligente. Reclamar que a
professora passa muito conteúdo está na mesma onda. Se passar muito conteúdo é
ruim, então, por lógica, passar menos é bom. Logo, quando menos se aprende e
pratica, menos a pessoa vai saber. E a pessoa que souber menos, quando for para
a competição da vida (porque viver como adulto, quando vocês forem um deles, é
competição), perderão para os que tiverem mais conhecimento. A vida é
competição. Vencerá quem souber mais, não menos. Em última instância, estudar é
a segunda coisa mais importante que todos têm na vida, porque a primeira é a
família, se a pessoa tiver sorte de ter uma família bacana. (EJ)
Perguntas:
1)
Qual
é o assunto do texto?
2)
O
autor do texto aponta quatro problemas éticos na escola. Quais são eles?
A –
B –
C –
D -
3)
Quais
são as duas coisas mais importantes que uma pessoa tem na vida segundo o autor?
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