terça-feira, 16 de junho de 2020

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE 16 DE JUNHO, 8B - RITMO


COPIEM NO CADERNO E ENTREGUEM ATÉ AS 17H20MIN.

ESTUDO SOBRE O RITMO DE TEXTO

Estudar o ritmo de texto num 8 ano não parece ser algo inteligente, porque se trata de um recurso técnico muito sofisticado na produção textual, mas a Base Nacional Curricular Comum deseja que se faça isso. Então vamos lá. Existem os ritmos de texto na prosa e na poesia. Desta vez ficamos com o da prosa, porque é o mais simples de entender. O ritmo se dá quando o escritor, o jornalista, o aluno escreve um texto com formatos variados de orações, embora dê preferência para frases curtas.
Um exemplo:
Na aula de karatê de ontem à noite, enquanto a maior parte das acadêmicas estava fechada, devido ao coronavírus, um dojô de Porto Alegre esteve lotado. Só faltou um atleta. Todos os demais compareceram. Quando um dos praticantes postou a foto na Face, o karateca faltante foi o primeiro a dar um clique de gostei.
Por que é difícil de explicar o ritmo de texto? Porque o professor teria de dizer termos técnicos. No exemplo anterior, o primeiro período (período é quando a frase ou oração termina num ponto final) começa com adjunto adverbial, uma oração subordinada e uma oração principal com sujeito verbo e complemento. O segundo período e o terceiro apresentam apenas orações principais. O quarto volta a trazer uma oração subordinada (que começa com conjunção) e termina com uma oração principal. Ou seja, o ritmo é quando se escreve com variações de períodos. 

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