COPIEM NO CADERNO E
ENTREGUEM ATÉ AS 17H20MIN.
ESTUDO
SOBRE O RITMO DE TEXTO
Estudar
o ritmo de texto num 8 ano não parece ser algo inteligente, porque se trata de
um recurso técnico muito sofisticado na produção textual, mas a Base Nacional
Curricular Comum deseja que se faça isso. Então vamos lá. Existem os ritmos de
texto na prosa e na poesia. Desta vez ficamos com o da prosa, porque é o mais
simples de entender. O ritmo se dá quando o escritor, o jornalista, o aluno
escreve um texto com formatos variados de orações, embora dê preferência para
frases curtas.
Um
exemplo:
Na
aula de karatê de ontem à noite, enquanto a maior parte das acadêmicas estava
fechada, devido ao coronavírus, um dojô de Porto Alegre esteve lotado. Só
faltou um atleta. Todos os demais compareceram. Quando um dos praticantes
postou a foto na Face, o karateca faltante foi o primeiro a dar um clique de
gostei.
Por que é difícil de
explicar o ritmo de texto? Porque o professor teria de dizer termos técnicos.
No exemplo anterior, o primeiro período (período é quando a frase ou oração
termina num ponto final) começa com adjunto adverbial, uma oração subordinada e
uma oração principal com sujeito verbo e complemento. O segundo período e o
terceiro apresentam apenas orações principais. O quarto volta a trazer uma
oração subordinada (que começa com conjunção) e termina com uma oração
principal. Ou seja, o ritmo é quando se escreve com variações de períodos.
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