COPIE NO CADERNO
MANDE FOTO DA ATIVIDADE ATÉ AS 17H20MIN DE HOJE.
Identificar a ideia principal de um texto argumentativo, artigo de opinião,
redação dissertativa, é algo relativamente simples, porque o título resume todo
o texto e o primeiro parágrafo vai deixar evidente como ele será desenvolvido.
Veja um exemplo.
NÍVEL BAIXO DE ESCRITORES DE GRUPOS LITERÁRIOS
O escritor Joaquim Maria nunca se interessou por fazer parte de Grupos
Literários no FaceBook, visto que, na sua opinião, teria de lidar com pessoas
que não tinham o mínimo que, no seu entender, se precisa para ser um escritor,
isto é, disposição para ler o tempo todo os clássicos, estudar recursos de
estilo, gramáticas e conhecer profundamente a literatura. Porém, certa vez,
resolveu dar crédito a um grupo de escritores que lhe chamou a atenção e pediu
para integrá-lo. Já na primeira postagem, uma pessoa que se dizia autora de
peças de teatro perguntou se alguém do grupo saberia como escrever uma fala em
língua arcaica. Joaquim Maria sugeriu que lesse o livro Sextilhas do Frei Antão, publicado por Gonçalves Dias em 1848.
Assim, teria elementos para produzir o aludido diálogo. No entanto outro membro
do grupo perguntou em que idioma o autor da peça de teatro pretendia escrever.
Como Joaquim Maria era debochado, colocou uma carinha de riso na fala. A autora
dela se ofendeu e disse que o escritor da peça de teatro poderia estar querendo
reproduzir o diálogo com a fala de um índio. Joaquim Maria ironizou, afirmando
que pensava que fôssemos brasileiros e falássemos português. Depois defendeu que
não ficaria bem escrever em Tupi ou nheengatu. A seguir, enfatizou que, se o
nível dos escritores era aquele, sairia do grupo, e saiu.
Qual é a ideia principal do texto? Exatamente a que está no título, que o
nível intelectual e cultural dos “escritores” de grupos de Face é baixa e, por
essa razão, Joaquim Maria se arrependeu de fazer parte de um.
COMO ALGUNS ALUNOS DIZEM QUE É MAIS FÁCIL PEGAR A MATÉRIA
NO BLOG, AQUI VAI O ENDEREÇO DO BLOG: https://evjj1969.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário